sexta-feira, 21 de julho de 2017

[Resenha] A Ideia - Por Marcelo Segala

    Essa resenha é sobre o livro A Ideia do autor pernambucano Lucas Chagas. Ele foi o primeiro escritor a fazer uma parceria comigo depois que publiquei o meu livro, em novembro do ano passado.
    A estória é basicamente sobre Beatrice Dumont, uma estudante de letras de 23 anos. Ela mora com sua tia Vera, devido a perda de seus pais quando era muito mais nova. Entretanto Beatrice e sua tia não possuem uma boa convivência e, além disso, ela também é muito comprometida com seus estudos deixando sua vida pessoal “para escanteio”. O livro começa com uma crise existencial da protagonista se questionando o porquê de sua imensa melancolia. Mas o destino a faz conhecer Benjamin, o que provoca uma reviravolta em sua vida. 
    É uma estória densa que nos provoca reflexões sobre diversos pontos abordados como preconceito, vitimização e outras questões das relações humanas e sociais. Nitidamente o autor quis criar um livro que provocasse debates e discussões sobre todos esses assuntos que eu falei.
    E a narrativa em primeira pessoa vem exatamente com esse objetivo de nos provocar considerações subjetivas. Como por exemplo, nessa passagem:
    “Eu sou uma vencedora, mas isso não faz da minha vida uma vitória.”
    Não gosto de dar spoiler, mas as páginas de emoção ficam para o final, porém fora dos padrões dos livros de romance e completamente surpreendentes. É lindo e, ao mesmo tempo, trágico.


0 coment�rios: